Awesome Image

Centro de Glaucoma

O Glaucoma é uma doença degenerativa do nervo óptico que compromete o campo visual e tem como principal fator de risco o aumento da pressão do olho. A pressão intra-ocular aumentada pode comprimir os vasos sanguíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho. Devido à falta de irrigação sanguínea, as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado pode levar à cegueira.

Nosso Centro de Glaucoma possui toda estrutura e especialistas capacitados para realizar o acompanhamento e tratamento necessário.

Awesome Image

Fique de olho no GLAUCOMA!

Tome algumas medidas preventivas para ajudar a proteger sua visão:

  • Mantenha um cuidado regular com a saúde dos seus olhos.
  • Conheça o histórico de saúde ocular da sua família.
  • Faça exercícios físicos regularmente.
  • Use colírios prescritos pelo oftalmologista.
  • Sempre use uma proteção para os olhos ao realizar atividades que possam causar alguma lesão.

O que causa o Glaucoma?

Quais são os grupos de risco?

A incidência da doença aumenta conforme a idade, principalmente em pessoas acima de 40 anos. Algumas pessoas têm uma maior predisposição para desenvolver o glaucoma como: Histórico de doença na família; Portadores de diabetes Mellitus; Portadores de doenças vasculares; Negros; Míopes.

Como se prevenir?

A melhor maneira para se fazer um diagnóstico precoce ou prevenir o avanço da doença é visitar seu oftalmologista periodicamente. Todo paciente que apresenta fatores de risco trata hipertensão ocular, ou tem o diagnóstico de glaucoma, deve ser avaliado regularmente. Os exames necessários e suas frequências vão depender do quadro do paciente.

Qual deve ser o tratamento?

Os exames são importantes para detectar o estágio da doença e o tipo de acompanhamento que deve ser realizado. No entanto, o cuidado com a doença não termina após o resultado do exame. Ainda não existe cura para o glaucoma, mas é possível controlar sua progressão através da redução da pressão intra-ocular.

Como reduzir a pressão intraocular?

- Colírios Oculares: São o tratamento mais utilizado. Em alguns casos, pode ser necessário combinar colírios para obter o resultado desejado.
- Cirurgia a Laser (Trabeculoplastia): O tratamento a laser pode ser realizado com o objetivo de reduzir a pressão intra-ocular. Hoje, a Oftalmoclínica dispõe do SLT, equipamento de última geração de tratamento a laser que utiliza uma técnica (trabeculoplastia seletiva) menos agressiva ao olho.
- Tratamento Cirúrgico (Trabeculectomia): Quando o tratamento com medicamentos e/ou o laser não são eficazes, é realizada a cirurgia incisional.

Avaliação e acompanhamento

Vale ressaltar eu a avaliação e acompanhamento dos pacientes com Glaucoma por um especialista é de extrema importância para o controle da doença.

CONSULTE SEU OFTALMOLOGISTA.
ELE ENXERGA O QUE VOCÊ NÃO VÊ