Cirurgia Refrativa

O que é?

A cirurgia refrativa tem como finalidade tornar o paciente independente do uso dos óculos. Inicialmente a cirurgia era realizada somente em pacientes portadores de miopia. Com o avanço tecnológico dos aparelhos de laser, hojetambém é possível realizar a cirurgia para astigmatismo e hipermetropia.

Hoje dispomos de 2 técnicas para realização da cirurgia: o PRK e o LASIK. Ambas as técnicas permitem a correção adequada de miopia de até 10 graus e hipermetropia de até 5 graus.

As cirurgias só podem ser realizadas em olhos que não apresentem doenças oculares. Para isso é necessário um exame oftalmológico completo e alguns exames complementares específicos.

Quais são os benefícios da cirurgia refrativa?

Diminuição de Custos

Com a realização da cirurgia refrativa você será menos dependente de óculos e lentes de contato.

Maior Liberdade

Tenha uma maior liberdade para praticar exercícios, fazer suas tarefas rotineiras e experimentar novas experiências.

Praticidade

Menos um obstáculo entre você e o mundo.
Imagine o que você poderá fazer sem óculos!

Comparativo

Custo anual com óculos

em breve

Custo anual com lentes de contato

em breve

Custo da cirurgia refrativa

em breve

Tecnicas Utilizadas

Lasik

A técnica do Lasik consiste na realização de um corte muito fino  e superficial na córnea (130-150 micra), gerando uma fina lamela que é levantada (fig 1), para que o laser possa ser aplicado no estroma médio da córnea (fig 2). Após a ação do laser. Essa lamela fina é recolocada , mantendo a integridade da superfície corneana.

Para a confecção desta fina lamela utiliza-se o aparelho denominado microcerátomo. Contamos com um dos mais modernos microcerátomos do mundo, o que permite a realização da cirurgia com excelente precisão e segurança.

As vantagens do LASIK são uma recuperação mais breve, praticamente indolor no pós-operatório e reabilitação visual mais rápida.

Algumas pessoas não devem realizar a cirurgia de LASIK por terem córneas muito finas ou frágeis, com possibilidade de desestabilização do grau.

 

PRK

A técnica do PRK consiste na retirada manual somente do epitélio (50-60 micra) da córnea com uma escova ou espátula, para aplicação do laser na camada média da córnea. Sendo necessário o uso de mitomicina (uma substancia para controlar a inflamação) ao final da cirurgia.

O PRK permite tratamentos de graus mais altos ou em córneas mais finas/frágeis, por não alterar o estroma anterior como o LASIK.

 

VISX Star S4 IR

Utilizamos o excimer laser VISX Star S4 IR, de procedência americana, que dispões de tecnologia de última geração com “Flying Spot laser”.

 

Aberrometria

O exame de aberrometria tem como objetivo analisar todos os defeitos da formação de imagem inerente ao olho de cada paciente. Uma imagem pode estar mal formada por aberrações de baixa ordem, que correspondem às alterações oculares mais comuns (miopia, hipermetropia e astigmatismo); ou por aberrações de alta ordem, que são mais raras e na maioria das vezes são causadas por alterações sutis na córnea e/ou cristalino.

A função da aberrometria é oferecer uma avaliação personalizada de cada problema refrativo de acordo com o olho do próprio paciente, para oferecer o melhor tratamento possível para quem não deseja mais usar os óculos.

A oftalmoclinica é dispões do aberrômetro Wavescan, de excelente qualidade, que permite tratamentos personalizados devido a sua interface direta com o laser VISX Star S4 IR.

 

Cirurgia Convencional

A cirurgia convencional é planejada de acordo com o exame refracional de cada paciente, ou seja, ela é baseada no grau dos óculos de cada paciente. Esse planejamento mira resolver apenas as aberrações de baixa ordem, que são os defeitos que os óculos conseguem corrigir.

Em situações especiais, as aberrações de alta ordem podem ser potencializadas pelo tratamento convencional, e existe a possibilidade da visão ser levemente perturbada por halos, discreta distorção da imagem ou ofuscamento.

 

Cirurgia Personalizada

A cirurgia convencional é planejada baseada no exame de aberrometria do paciente, uma vez realizado o exame, os dados são diretamente transferidos do aberrômetro para o aparelho de laser. Com os dados é possível que o software do aparelho de laser defina ponto-a-ponto como o tratamento será feito de acordo com o próprio olho do paciente, por isso o termo cirurgia personalizada.

A cirurgia personalizada tem como objetivo dar uma visão de melhor qualidade e com menos interferências das aberrações de alta ordem.

Left Menu Icon