Centro de Glaucoma

 

O Glaucoma é uma doença degenerativa do nervo óptico que compromete o campo visual e tem como principal fator de risco o aumento da pressão do olho. A pressão intra-ocular aumentada pode comprimir os vasos sanguíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho. Devido à falta de irrigação sanguínea, as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado pode levar à cegueira.

O que causa o Glaucoma?

Para entender as causas do glaucoma, é importante entender como nosso olho funciona. O olho produz continuamente um líquido que precisa ser drenado. Como por exemplo, uma torneira aberta que precisa de um ralo para escoar a água. Quando existe um desequilíbrio entre o líquido formado e o drenado ocorre o aumento da pressão do olho.

Quais são os grupos de risco?

A incidência da doença aumenta conforme a idade, principalmente em pessoas acima de 40 anos. Algumas pessoas têm uma maior predisposição para desenvolver o glaucoma como:  Histórico de doença na família;  Portadores de diabetes Mellitus;  Portadores de doenças vasculares; Negros; Míopes.

Como se prevenir?

A melhor maneira para se fazer um diagnóstico precoce ou prevenir o avanço da doença é visitar seu oftalmologista periodicamente.

Todo paciente que apresenta fatores de risco trata hipertensão ocular, ou tem o diagnóstico de glaucoma, deve ser avaliado regularmente. Os exames necessários e suas freqüências vão depender do quadro do paciente.

Tratamento:

Os exames são importantes para detectar o estágio da doença e o tipo de acompanhamento que deve ser realizado. No entanto, o cuidado com a doença não termina após o resultado do exame. Ainda não existe cura para o glaucoma, mas é possível controlar sua progressão através da redução da pressão intra-ocular.

Como reduzir a pressão intraocular?

Colírios Oculares: São o tratamento mais utilizado. Em alguns casos, pode ser necessário combinar colírios para obter o resultado desejado.

Cirurgia a Laser (Trabeculoplastia): O tratamento a laser pode ser realizado com o objetivo de reduzir a pressão intra-ocular. Hoje, a Oftalmoclínica dispõe do SLT, equipamento de última geração de tratamento a laser que utiliza uma técnica (trabeculoplastia seletiva) menos agressiva ao olho.

Tratamento Cirúrgico (Trabeculectomia): Quando o tratamento com medicamentos e/ou o laser não são eficazes, é realizada a cirurgia incisional.

Vale ressaltar eu a avaliação e acompanhamento dos pacientes com Glaucoma por um especialista é de extrema importância para o controle da doença.

Left Menu Icon