Quais são os cuidados que devemos ter com a saúde dos olhos?

Nossos olhos estão relacionados com um dos nossos mais importantes sentidos: a visão. Como se trata de um órgão relativamente sensível, é preciso que tomemos alguns cuidados de prevenção:

  1. Não abusar da proximidade com monitores ou televisões, muito brilho aumenta a fadiga ocular.
  2. Sempre usar óculos de sol, mesmo em dias nublados, onde também há radiação solar.
  3. O uso das lentes de contato deve seguir a orientação do oftalmologista, respeitando o prazo de validade e higiene específica.
  4. Pode usar lubrificantes oculares, desde que sem conservantes.
  5. Evitar coçar os olhos, pois o atrito da pálpebra com a superfície da córnea e conjuntiva pode provocar lesões e irritação.
  6. Nunca durma sem remover completamente a maquiagem, pois do contrário pode irritar ou inflamar a região ocular. Usar maquiagem de terceiros também não é boa ideia.
  7. Não abuse do açúcar e pare de fumar. Glicose e tabagismo a longo prazo trazem graves consequências para a saúde dos olhos.
  8. Pisque mais os olhos. Este simples ato involuntário (ou não!) pode ajudar a lubrificar a região ocular.
  9. Realizar consultas periódicas ao oftalmologista, há doenças oculares que, no primeiro momento, não têm sintomas, mas são fatais. Não deixe para procurar seu oftalmologista quando ou se estiver com problemas para enxergar. Dois em cada três casos de cegueira poderiam ter sido evitados se um diagnóstico precoce e um tratamento adequado fosse feito. Depois dos 40 anos, as complicações oculares começam a aumentar.
  10. Já em crianças, a prevenção pode ser feita com o Teste do Olhinho, ainda na maternidade. Se estiver tudo bem, é só seguir a rotina de visitas ao oftalmo pelo menos a cada seis meses e ir aumentando os intervalos a depender de cada caso.
Left Menu Icon