Fumar pode ocasionar algumas doenças oculares - Oftalmoclínica Icaraí Fumar pode ocasionar algumas doenças oculares - Oftalmoclínica IcaraíOftalmoclínica Icaraí

Fumar pode ocasionar algumas doenças oculares

Que fumar é prejudicial à saúde, especialmente ao bom funcionamento dos pulmões, todos sabemos. Mas o cigarro pode fazer bastante mal também à saúde dos olhos.

Os componentes nocivos que o cigarro possui causam envelhecimento precoce do organismo – o que favorece o surgimento da catarata e da degeneração macular (doença ocular que provoca a perda da visão, caracterizada pelo vazamento de vasos sanguíneos que crescem sob a retina). Então se normalmente a população não-fumante pode desenvolver catarata por volta dos 60 anos, a fumante corre este risco aos 40. O mesmo vale para a degeneração macular.

Outro fator de risco é a fumaça que não se inala: surgem quadros de alergias e irritação da córnea, já que a fumaça seca os olhos.

Se levamos essa população para cenários mais específicos como um fumante diabético, a situação se agrava ainda mais. O cigarro potencializa as alterações vasculares, podendo causar obstruções e sangramentos oculares.

A boa notícia é que, a partir do momento que o fumante decide parar, em poucos anos a predisposição para essas doenças se tornam quase tão baixas quanto para os que nunca fumaram.

Left Menu Icon