Como saber se preciso ir no oftalmologista?

A saúde de nossa vista é um aspecto fundamental que, em geral, não recebe a devida importância. A consulta com um oftalmologista acontece, na maioria das vezes, apenas quando surge algum aspecto anormal na visão, ou quando se suspeita precisar de óculos. No entanto, é preciso saber reconhecer alguns sinais de que a sua visão não vai bem, sendo necessário visitar o médico.

1 – Ao contrário do que se pensa, não temos necessariamente que ir ao oftalmologista só quando temos algum tipo de problema ou condição na vista. Afinal de contas, muitas das doenças oculares, como o glaucoma, que pode levar à cegueira, não manifestam sintomas até que estejam em fases mais avançadas, tornando o tratamento menos efetivo. Além disso, crianças entre 3 e 5 anos podem realizar sua primeira visita oftalmológica para uma verificar a existência de possíveis problemas que possam ser corrigidos a tempo.

2 – As pessoas com mais de 45 anos devem visitar o oftalmologista periodicamente para se certificar de que tudo vai bem, já que nessa idade os problemas oculares costumam surgir.

3 – Se o seu olho fica frequentemente irritado, com coceira e secreções pouco habituais, é importante investigar a razão junto a um oftalmologista. Sob nenhuma circunstância inicie um tratamento por sua conta sem uma revisão médica.

4 – Sentir em seus olhos um corpo estranho durante um período prolongado.

5 – Mudanças repentinas na visão, como vista borrada, dupla, pontos negros, luzes intermitentes ou qualquer outro sintoma que gere em você desorientação visual.

6 – Qualquer situação anormal nas pálpebras, como inflamações, dores ou pontadas nos olhos.

7 – A presença de um terçol que não apresenta melhora requer visita ao oftalmologista para investigar a razão e buscar o melhor tratamento.

8 – Quem sofre de conjuntivite frequentemente deve ser revisado por um oftalmologista.

9 – Quem tem secreções excessivas nos lacrimais, antecedentes de glaucoma em sua família ou qualquer outra condição ocular de forma persistente, também deve ir ao oftalmologista para uma revisão completa.